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Ping Pong, com Elis Piñón

20 de abril de 2022

Quem pensa que o décor é fácil se engana. É também uma arte, e como tal, precisa de aperfeiçoamento e atualização constantes, pois a cada ano surgem novas tendências outras se consolidam e algumas acabam se repaginando, e assim os profissionais desta área precisam estar antenados para atender os anseios dos clientes, mas também orientá-los da melhor forma, o que combina mais para comemorar suas datas importantes, suas conquistas, dentre outros motivos que levam as pessoas a procurarem uma empresa especializada em eventos.

 

É com esta proposta minimalista que a Empório Decor chega ao mercado de Salvador. Não apenas para encantar em um primeiro momento, mas para se consolidar e fidelizar seus clientes, além de conquistar outros, claro. Mas ao certo é que a empresa tem à sua frente uma CEO ávida por novidades, por busca de conhecimentos e informações, que a tiram do lugar comum, levando-a para a pesquisa, para estudos e buscas constantes, fazendo com que o empreendimento atenda tanto o público corporativo quanto àqueles que querem celebrar a vida das mais variadas formas.

 

Para vocês entenderem um pouco sobre a Empório Decor, conversamos com sua CEO, Elis Piñón que nos deu mais detalhes e curiosidades, inclusive falando dos desafios que foi construir um empreendimento em plena pandemia, uma vez que sua construção havia começado uma semana antes de ser decretado lockdown, ainda no ano de 2020.

 

Blog Empório Decor: Como é ser uma empreendedora no mercado de eventos? Quais os maiores desafios?

Elis Piñon: Vou começar falando dos desafios de ser uma empreendedora no Brasil e, no meu caso específico, em Salvador – Bahia. São vários pontos, entre eles o excesso de burocracia. Aliado a isso, nós não temos a cultura do empreendedorismo, nós não somos preparados, não temos uma educação financeira de base, nas escolas, então aprendemos errando. Outro ponto é a falta de informações do setor para que possamos nos balizar. Até os órgãos competentes, que já têm essa expertise em orientar empreendedores que estão iniciando, a exemplo do Sebrae, você percebe que eles não têm tanta firmeza ao dar algumas informações mais contundentes.  Outro aspecto é a timidez no que tange à capacitação, o que ocorre muito aqui no que diz respeito a eventos, cujos cursos, capacitações, aprimoramentos em geral, estão todos fora do Nordeste. Quando temos aqui, são pessoas vindas de outros estados, que trazem seus cursos para nosso estado. Eu mesma fui em busca de conhecimento, fiz cursos de gestão na Ufba, na Unifacs, depois busquei me especializar em eventos em outros estados do País até chegar aqui, na concretização do meu sonho, que é a Empório Decor.

 

BED: Você é jornalista de formação, já atuou na área por alguns anos. Como o setor de eventos chegou na sua vida?

EP: Quando eu fui fazer jornalismo eu tinha duas características muito fortes: criação e planejamento. Quando comecei a cursar, pensei que ia me enveredar para a área de TV. No entanto, no meio do caminho, me deparei com uma disciplina, que era de comunicação integrada, pela qual me apaixonei. Ali eu visualizei que eu poderia trabalhar a comunicação como um todo. Então assumi cargos em grandes empresas. A partir daí, a comunicação andou lado a lado com os eventos corporativos, institucionais e sociais. Sem contar que, em paralelo a isso, eu sempre gostei de reunir pessoas em minha casa, e todos os meus eventos eram planejados e executados por mim, desde os mais simples até os mais sofisticados. E desde então fui me especializando e observando as carências do mercado de eventos de Salvador, resultando neste empreendimento de soluções integradas para o setor, incluindo, cursos de capacitações específicos.

 

BED: Há quantos anos você atua na área de eventos?

EP: Se eu for contar minha jornada profissional dentro de uma corporação, são cerca de 15 anos, pois comecei numa multinacional como estagiária e fui efetivada e sempre trabalhei com comunicação e na organização dos eventos corporativos/institucionais.

Agora, se for levar em consideração que sou filha de uma pedagoga, proprietária de uma escola, e que desde os 12 anos estive ao seu lado ajudando nas festas promovidas por ela na nossa escola, já se vão quase 30 anos.

 

BED: O que a Empório Decor, liderada por Elis Piñón, oferece? Quais são seus diferenciais?

EP: Quando um cliente nos contrata ele está contratando segurança. Desde o pré-atendimento até o pós-venda a pessoa se sente segura. Pois nós temos toda uma relação pautada na transparência. Então quando uma empresa de eventos passa para seu cliente a clareza das informações, quando garante que o que ele está contratando será entregue. E eu, como uma cliente exigente, não entrego menos do que gostaria de receber. Aliado a isso, nós somos muito antenados nas tendências de decor, de designer,  de arquitetura, tanto dentro, quanto fora do Brasil. Participamos pelo menos das três  melhores feiras do setor durante o ano (nacionais e internacionais). Além disso, temos diálogo forte com os diversos players nacionais. Sem contar que temos um rico acervo de decor próprio, com peças e acessórios de decoração que combinam com os mais variados temas, momentos e tipos de eventos. Ou seja, nossa entrega se baseia na garantia, no bom gosto, no requinte, na sofisticação e na tranquilidade do nosso cliente. Na certeza de que ele terá exatamente o que pediu no ato da contratação.

 

BED: Depois de atuar há anos no mercado de eventos você idealizou um projeto ousado, que traz  soluções  integradas para este setor. Como foi a maturação para colocar em prática este empreendimento? Você sentiu necessidade de ter um espaço físico?

EP: Quando eu me voltei para me especializar no segmento de eventos e decor, eu encontrei muita de dificuldade de encontrar informações, de obter cursos, capacitações, treinamentos. Então, diante dessa dificuldade de trilhar este caminho da qualificação aqui no nosso estado, tendo a necessidade de buscar em outros estados do país, eu planejei trazer para Salvador um empreendimento que suprisse, também, esta lacuna, com vistas a solucionar o meu problema e também o problema de muitos profissionais que passam pelas mesmas dificuldades pelas quais passei. Daí, essa minha vontade de conectar pessoas, projetos, idealizei este investimento no setor, que não beneficiará apenas aqueles que buscam soluções para eventos, mas que também possam se capacitar, tenham um espaço para oferecer seus cursos. Para se ter ideia, teremos um coworking que engloba um Centro de Capacitação, uma Cozinha Show, auditórios, estações de trabalho, atelier de flores e de balões, dentre outros. Por isso eu afirmo que nosso projeto é inovador, é inusitado, pois além disso, atende o público final, faz parcerias, proporciona conexões, networking, dentre outros.

 

BED: A empresa possui depósito próprio, acervo? Como é a logística?

EP: Além deste espaço que fica aqui na Federação, com cerca de 600 m² de área útil, divididos em dois pavimentos, com as soluções citadas anteriormente; nós temos um galpão de cerca de 400 m² e mais quatro  depósitos menores, com aproximadamente 30m² cada um, bem como um acervo de 12 mil peças entre mobiliário, adereços decorativos, produtos têxteis, dentre outro. Além disso temos caminhão, temos carro, que fazem parte da logística da Empório. Além do nosso capital intelectual, que é muito importante.

 

BED: Como foi executar um projeto deste porte durante uma pandemia?

EP: Foco, muita garra, determinação, muita disciplina e, na contramão da pandemia, além de tocar o projeto físico, eu me capacitei ainda mais (fiz inúmeros cursos online), capacitei minha equipe, contratei cursos online para toda a equipe, na certeza que tudo ia passar e teríamos que estar todos preparados.

 

BED: Quais foram/são os maiores desafios do seu empreendimento?

EP: Nós começamos a construção da Empório uma semana antes ao anúncio oficial da pandemia. Ou seja, foi um banho de água fria. E eu, por um momento, fiquei sem saber se continuava ou não. O projeto todo pronto, a marca só faltando fazer o registro, pois a ED já existia juridicamente desde 2019. E aí o primeiro desafio foi tocar a construção do empreendimento e motivar as pessoas que haviam comprado minha ideia, como a empresa de arquitetura, meu marido, filhos e família. A partir daí todas as reuniões passaram a ser virtuais. E ter forças para mostrar que mesmo diante desse cenário deveríamos continuar. Na sequencia tive que lidar com o aspecto da mulher mesmo, conciliando uma rotina doméstica, com filhos estudando virtualmente, precisando de acompanhamento. Aliado a isso, nós tínhamos acabado de participar de uma das maiores feiras de evento do país e havíamos investido pesado e os materiais adquiridos estavam para chegar e nós não tivemos tempo hábil para ampliar nosso galpão, pois os operários tiveram que se recolher. Então foi uma força tarefa muito grande. Outro desafio foi ter que trocar a empresa de arquitetura no meio disso tudo, mas finalmente nossa persistência e insistência valeram a pena e nosso negócio está funcionando a pleno vapor.

 

BED: Quantos empregos gerados pela Empório Decor?

EP: Nosso empreendimento não é um negócio linear, além de gerarmos acima de 20 empregos diretos, nós temos todo um suporte de prestadores de serviços que movimenta uma cadeia produtiva que envolve desde suporte jurídico e contábil, passando por alimentos, bebidas, segurança, garçons, cozinheiras, iluminação, serviços gerais, dentre outros. Ou seja, quando a gente pensa na Empório Decor, não podemos pensar só nas pessoas que trabalham aqui no nosso prédio. Para os eventos produzidos pela ED serem o sucesso que são, nós temos uma rede de apoio.

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